Serviços // Concessões e PPPs – Estudos de Viabilidade

  • Serviços

    A Projetec realiza estudos de modelagem de empreendimentos visando à verificação da sua viabilidade técnica, jurídica e econômica, diante de alternativas de gestão e financiamento que podem incluir a participação do governo e a iniciativa privada.

  •  

    Visão estratégica

    Cada vez mais os governos se preocupam com a sustentabilidade dos seus empreendimentos. Não faltam exemplos de projetos que foram implantados e que hoje têm desempenho sofrível devido à falta de um sistema de gestão e de financiamento da operação que os mantenha funcionando adequadamente. A racionalidade dos investimentos privados vem sendo importada para os projetos públicos, em larga escala, devido à promoção dos processos de concessão e de PPP.

    Um projeto sustentável tem que prever desde o início qual será a forma de financiamento de sua implantação e operação, e como será administrado e mantido. Para tal, é necessário que se desenvolvam estudos de viabilidade que incluem verificações técnicas de engenharia, análise do marco regulatório do setor, modelagem da participação e gestão por parte dos organismos públicos e privados, análises de custos de capital e de operação e verificação de viabilidade econômico-financeira.

  •  

    Histórico e diferencial

    A Projetec desde 1999 participa de trabalhos neste setor. Naquele ano a Projetec assessorou um consórcio de empresas espanholas na licitação da concessão do terminal de contêineres de Suape. A Projetec participou também da concepção do Novo Modelo de Irrigação, iniciativa que teve como objetivo principal trazer para o setor a racionalidade da iniciativa privada, desde a fase de concepção dos perímetros irrigados.

    A Projetec elaborou para Suape os estudos de viabilidade do acesso à ilha de Tatuoca, para fins de comprovação diante do Ministério de Planejamento e participou dos estudos de modelagem e de análise de viabilidade de dois grandes projetos de irrigação, a saber, o projeto Salitre e o Canal Sertão Pernambucano. A Projetec vem realizando também estudos de viabilidade de terminais no porto de Suape.

  •  

    » Veja os principais projetos em destaque