Serviços // Gestão Socioambiental

  • Serviços

    A Projetec promove a análise das condições de vida de populações submetidas ao impacto ou à perspectiva de um novo empreendimento, com a finalidade de propor obras e projetos de apoio que mitiguem o distúrbio provocado. Além da elaboração do projeto das obras, gerenciamento e supervisão da implantação das mesmas, também são realizados o planejamento e a implementação dos projetos sociais.

    O distúrbio causado pela implantação de grandes empreendimentos – projetos de infraestrutura, agrícolas e de mineração – sobre a população estabelecida nas áreas afetadas é hoje um dos maiores fatores de risco destes investimentos. É necessário que se analisem os impactos e que se implantem medidas mitigadoras e projetos de compensação. A Projetec tem experiência neste setor e dispõe de expertise em várias disciplinas pertinentes, como projetos de engenharia e estudos ambientais.

    A Projetec tem competência para desenvolver desde o cadastramento das populações atingidas, até a supervisão da execução dos projetos de atendimento, incluindo projeto de engenharia de vilas habitacionais e projetos de fortalecimento da capacidade produtiva da população. A empresa participou de um dos primeiros programas socioambientais de grande porte realizados no Brasil, o projeto de reassentamento das famílias atingidas pela construção da hidrelétrica de Itaparica.

    A Projetec, em seus projetos de irrigação, teve a oportunidade de desenvolver a capacidade de tratar com populações de pequenos produtores, envolvendo-se em sua mobilização, capacitação e treinamento para a produção. Nesta área de atuação, os trabalhos realizados vão além das fronteiras do país, incluindo um projeto localizado na área de intervenção da rodovia Tarapoto-Yurimáguas, no Peru. A Projetec já atuou na concepção e implantação de projetos de desenvolvimento de arranjos produtivos em diversos setores, como é o caso de confecções, extração e beneficiamento de cal e produção e comercialização de cacau e café.

  •  

    Visão estratégica

    O desenvolvimento regional tende cada vez mais a levar em consideração o distúrbio de populações causado pela implantação de empreendimentos, devendo este ser tratado como custo social e fator de risco. Como referências, têm-se populações como as indígenas e quilombolas, que são cada vez mais protegidas contra estas intervenções. A Projetec tem experiência neste setor e dispõe de expertise em várias disciplinas necessárias, como projeto de engenharia e estudos ambientais.

  •  

    Histórico e diferencial

    A Projetec tem competência para desenvolver desde o cadastramento das populações atingidas, até a conclusão da execução dos projetos de atendimento, incluindo projeto de engenharia de vilas habitacionais e projetos de fortalecimento da capacidade produtiva da população. A empresa participou de um dos primeiros programas socioambientais de grande porte realizados no Brasil, o projeto de reassentamento das famílias atingidas pela construção da hidrelétrica de Itaparica.

    A Projetec, em seus projetos de irrigação, teve a oportunidade de desenvolver a capacidade de tratar com populações de pequenos produtores, envolvendo-se em sua mobilização, capacitação e treinamento para a produção. Nesta área de atuação, os trabalhos realizados têm ido além das fronteiras do país, tendo participado de um projeto premiado na área de intervenção da rodovia Tarapoto-Yurimáguas, no Peru e desenvolvido um trabalho de gestão sócio ambiental na província de Manabí, no Equador. A Projetec também atua na elaboração de projetos de desenvolvimento de arranjos produtivos em diversos setores, como é o caso de confecções, extração e beneficiamento de cal e produção e comercialização de cacau e café.

  •  

    » Veja os principais projetos em destaque